‘Meu renascimento’, celebra jovens ao pedir mudança de nome e gênero na certidão de nascimento
access_time 31/01/2022

“Esse é o passo mais importante na minha vida, meu renascimento”, disse Bernardo Santos, ao protocolar o pedido de retificação de nome e gênero na certidão de nascimento. O operador de máquinas juntou-se a mais quatorze pessoas transgêneros e travestis que manifestaram o desejo de mudar o nome no registro civil.
A luta de Bernardo é uma das tantas histórias relatadas no primeiro Mutirão de Retificação de Nomes realizado pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Programas Sociais, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O atendimento aconteceu nesta segunda-feira (31) e marca o encerramento da Semana da Visibilidade Trans.
“Será um passo muito importante em minha vida. Para mim, é estar num espaço de mais respeito e menos constrangimento, como ir a hospitais ou órgãos públicos e ser chamado pelo nome antigo, por exemplo. Com certeza, vou tirar um peso das costas!”, complementa o jovem. Toda documentação será emitida gratuitamente.
De acordo secretária de Programas Sociais, Andréa Galdino, a ação simboliza a luta pelo reconhecimento da identidade da população trans. “Esse primeiro mutirão de retificação de nome social é de fundamental importância, uma vez que reconhecemos e garantimos os direitos básicos de nossa população de homens e mulheres transexuais. Precisamos seguir avançando em nossas políticas públicas, para que tenhamos uma sociedade sem transfobia”, afirmou Andrea Galdino.
Para a defensora pública, Eloisa Helena Rodrigues, a iniciativa visa a garantia de direitos e acolhimento jurídico. “Importante passo para a concretização do direito ao reconhecimento legal do nome e do gênero no registro civil. É o reconhecimento de direito à personalidade, à cidadania de pessoas transgêneros, através da atuação da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e da Prefeitura do Cabo”, ressaltou.

Por Natália Andrade

Foto: João Barbosa