Programas Sociais realizam discussões de políticas públicas da classe LGBTQIAPN+
access_time 30/06/2022

Nesta quinta-feira (30), mais uma ação de discussão de políticas públicas à comunidade LGBTQIAPN+ foi realizada. Desta vez, a roda de diálogo aconteceu na Rádio Comunitária Calhetas Fm. Estiveram presentes no debate, o coordenador de políticas LGBTQIAPN+, Eudes Fonseca; a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação, Edileuza Mesquita e a secretária da Mulher, Walkiria Alves, representando as respectivas secretarias municipais: Programas Sociais, Educação e Mulher.

O debate teve como objetivo principal propor a discussão do que está sendo feito no município do Cabo e quais políticas ainda são necessárias, para atender às pessoas que compõem a classe social.

Além deste encontro, algumas secretarias dispõem de serviços e assistência direcionada para pessoas desta comunidade. A Gerência de Direitos Humanos presente na Secretaria Municipal de Programas Sociais, por exemplo, atua na promoção, elaboração e coordenação, no intuito de desenvolver e acompanhar os programas, projetos e atividades. Desta forma, visa efetivar a atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana em favor à população LGBTQIAPN+, independentemente da orientação sexual e da sua identidade de gênero.

O coordenador de políticas LGBTQIAPN+, Eudes Fonseca, explicou sobre a importância desta conversação de políticas para a classe. "É um momento importante para debatermos e identificar pontos de melhorias, bem como prestar contas do que tem sido feito para atender a esta população”, afirmou Eudes.

Atendimentos de Articulação e Mobilização presentes na secretaria:

• Pessoas em situação de violência (homofobia, violência doméstica, social e no trabalho);
• Acolhimento de sugestões de pautas e políticas públicas;
• Retificação de nome de registro de nascimento (travestis e transgêneros);
• Articulação com fóruns e conselhos de garantia de direitos;
• Assento no Fórum Municipal da Diversidade do Cabo;
• Articulação e parcerias com a rede público-privada;
• Monitoramento de inclusão em Programa de Proteção.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Secom