No Cabo, gestantes recebem Massoterapia
access_time 03/08/2022

Na manhã desta quarta-feira (03), o Centro de Referência (CRAS) do bairro de Garapu, ofereceu às gestantes que são assistidas pelo Centro, sessões de Massoterapia. A ação aconteceu no auditório da Estação Cidadania e contou com a participação da Massoterapeuta Nadja Oliveira, que conversou com as futuras mamães sobre postura da gestante e explicou os métodos de massagens para bebês.

A ação faz parte do agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno, essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância. Vale ressaltar que o leite materno é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, “alimento de ouro”. O público da ação foram as gestantes em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cad Único e no CRAS. O objetivo é trabalhar as questões emocionais, mudanças físicas e psíquicas ocorridas no período gestacional e, ainda, criar espaço para que as gestantes possam compartilhar suas experiências, expectativas e dúvidas, fortalecendo o vínculo entre ela e o bebê e, também, saber sobre os direitos da criança.

Os benefícios da Massoterapia são técnicas de manipulação corporal, feitas manualmente por um profissional, que melhoram a saúde, promovem o equilíbrio corporal e energético e oferecem uma sensação geral de bem-estar. A técnica permite estimular e acalmar o bebê.

A gestante Cláudia Souza destacou a importância desse momento. “Essa ação que a prefeitura do cabo junto com a Secretaria de Programas Sociais vem realizando às gestantes que recebem assistência dos Cras é importante para um bom desenvolvimento na hora do parto. Fico agradecida pelos serviços que estão sendo realizados”, disse.

“O objetivo da ação é fortalecer os vínculos da mãe, com a criança ainda no ventre, e através disso cuidar dessas gestantes e trazer valorização para elas”, ressaltou Ricardo Veríssimo, Coodernador do Programa Criança Feliz e idealizador do projeto.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Gilberto Crispim