No Cabo, Secretaria de Defesa Social recebe meninas da campanha “Ocupa Meninas”
access_time 19/10/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria da Mulher em parceria com o Centro das Mulheres do Cabo, em alusão ao Dia Internacional das Meninas, celebrado no dia 11 de outubro, promove a campanha “Ocupa Meninas”. A iniciativa busca trazer a visibilidade tanto no recorte de gênero quanto no geracional, ou seja, apresenta as crianças e adolescentes meninas como público alvo de políticas públicas criadas para o enfrentamento à violência e para a equidade.

A campanha “Ocupa Meninas” faz parte do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, cujo objetivo é levar as meninas que integram o projeto a ocuparem os espaços de poder no município. Além da Secretaria de Defesa Social, da Mulher e do Gabinete do Prefeito, as jovens ativistas também visitarão as Secretarias de Saúde, Programas Sociais, Educação e Finanças, além da Câmara dos Vereadores, tal visita visa a criação do Dia Municipal da Menina e do Conselho Permanente da Mulher e da Menina, estes feitos se alcançados será considerado um marco na história do município.

“Cada secretaria municipal pode pensar em como garantir os direitos das meninas cabenses, ressaltando a promoção de direitos. O Dia Internacional das Meninas é comemorado em 11 de outubro, mas enquanto Secretaria da Mulher fomos além e estamos promovendo o Mês Internacional das Meninas. Com a campanha “Ocupa Meninas” queremos mostrar a essas meninas que elas podem ocupar esses espaços e trazer proposições para que esses lugares pensem e promovam educação, segurança, trabalho e qualificação também para as meninas, ” pontuou a Secretária da Mulher, Walkiria Alves.

Durante a visita à Secretaria de Defesa Social, as jovens ativistas conheceram as instalações da instituição e os serviços prestados tanto para a sociedade no geral quanto para a promoção e garantia da segurança e do enfrentamento à violência contra a mulher tendo como foco a equidade de gênero. Na ocasião a Patrulha da Mulher, equipe que faz parte da rede de enfrentamento à violência doméstica foi apresentada as adolescentes, vale ressaltar que o quantitativo de mulheres na Guarda Municipal passou de 8 para 21.

A jovem ativista e integrante do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, Yasmim Caroline, 16 anos, moradora de Pirapama, acredita que através da educação e da criação de políticas públicas voltadas para a erradicação da violência de gênero. “Acredito que através da educação podemos mudar a realidade das meninas e mulheres do Cabo de Santo Agostinho. Precisamos que os poderes trabalhem de maneira integrada na criação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra mulher e principalmente na fiscalização do cumprimento delas, ” afirmou.

Por Tayná Benigno

Foto: Jakson Costa