Prefeitura do Cabo promove formação em alusão ao Dia da Consciência Negra
access_time 22/11/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação promove nesta segunda-feira (21), formação em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Com tema – Cabo pela Equidade: Relação Étnico-Raciais e uma Educação Antirracista – a qualificação voltada para a equipe técnica e gestores educacionais, aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, nos turnos da manhã e da tarde.

“Estamos hoje trazendo para os nossos gestores escolares e nossa equipe técnica trazendo reflexões sobre a questão da educação antirracista, do preconceito racial. Sabemos que a educação é uma política indutora que viabiliza as mudanças necessárias para uma educação e uma sociedade mais justa. Logo é muito importante que estejamos atentos na importância desta temática, que possamos construir referencias para que isto se torne um assunto permanente e perene, que possamos eliminar essas desigualdades e ter um país, uma sociedade mais solidária, com mais equidade e com mais respeito pela pluralidade étnico-racial que o nosso país tem. Por isso estamos sempre trabalhando essa temática dentro da educação do nosso município, mas sabemos que precisamos ir além, não vamos parar por aqui, continuaremos enfatizando e buscando a equidade em nossa cidade, ” destacou a assessora técnica da Secretaria de Educação, Ana Selma Santos.

Vale ressaltar que a Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho já possui mecanismos para o enfrentamento ao racismo dentro das instituições escolares e vem buscando cada vez mais a promoção de uma educação antirracista para os estudantes cabenses. A campanha Cabo pela Equidade faz menção ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a data marca a morte de Zumbi de Palmares, grande líder revolucionário contra a escravatura e celebra e conscientiza a força, resistência e sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde o período colonial.

Por Tayná Benigno

Foto: Marcos Aurélio