No Cabo, espécie de tartaruga ameaçada de extinção nasce na Praia de Enseada dos Corais
access_time 30/01/2023

No último sábado (28), a Praia de Enseada dos Corais, litoral do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), recebeu o nascimento de 84 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga-de-pente. Segundo dados da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), essa espécie está criticamente ameaçada de extinção, devido a fatores como Pesca incidental, poluição dos mares, mudanças climáticas, dentre os outros. Os ovos da postura que ocorreu no dia 09 de dezembro de 2022, teve um período de incubação de 50 dias.

Segundo a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o ninho tinha 97 ovos, dos quais 84 tartaruguinhas nasceram e seguiram sua caminhada até o mar, 10 não sobreviveram, e 3 ovos não eclodiram. Ainda de acordo com a equipe da SEMA, esse foi o primeiro ninho dessa temporada na praia de Enseada, o biólogo salientou também que, visando contribuir com a preservação da espécie para que tenha mais chances de os animais sobreviverem até o momento do nascimento, os ninhos colocados das desovas que ocorrem no litoral cabense são monitorados com frequência.

O órgão municipal solicita aos banhistas e moradores que caso encontre um local de desova ou animal marinho na faixa de areia, entre em contato com o WhatsApp da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, através no número (81) 99151-8127.

Por Tayná Benigno

Foto: Gilberto Crispim