Prefeitura do Cabo lança Programa de Castração de Animais
access_time 14/02/2023

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho através da parceria com o Instituto Quem Ama Castra os Animais, deu início, nesta segunda-feira (13), a campanha “Cabo Amigo Bicho”, programa de controle populacional de cães e gatos. A solenidade de assinatura do convênio aconteceu às 10h, na sede da ONG, na Rua Hercília Bezerra de Araújo, próximo ao Centro das Mulheres, no centro do Cabo.

A princípio, serão realizadas as castrações dos animais que estão nos abrigos, sob os cuidados dos protetores e ONGs. A partir da segunda quinzena de fevereiro, o cadastro das castrações dos animais ficará disponível para todos os tutores do município do Cabo, com prioridade para as pessoas inscritas no Cadastro Único ou que comprovem baixa renda. Só poderão ser castrados animais com vacina antirrábica atualizada e de até 20 quilos.

“Com o programa de castração poderemos ter o controle populacional de cães e gatos do nosso município, proporcionar melhorias na saúde dos animais, como também prevenir e evitar o abandono, diminuindo assim a quantidade de animais de rua em nossa cidade. Estamos atentos a causa animal, a proteção e o cuidado com os animais é compromisso da gestão municipal”, ressaltou o gerente de Controle Ambiental, Harley Ananias.

Vale ressaltar que o Instituto Quem Ama Castra os Animais foi o vencedor do chamamento público realizado pela prefeitura. O governo municipal vai investir R$ 449.973,48, ano. As castrações serão realizadas nas segundas e sextas feiras, totalizando 300 castrações no mês.

Todas as marcações deverão ser feitas através do site cabo.pe.gov.br, a partir da próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro.

Por Tayná Benigno

Foto: Léo Domingos