Unidade móvel realiza mamografia preventiva em mulheres do Cabo de Santo Agostinho
access_time 11/11/2020


No Cabo de Santo Agostinho, a Campanha de Prevenção ao Câncer de mama acontece durante todo o ano, com a disponibilização de exames gratuitos em unidade móvel de mamografia nas comunidades. “A Campanha do Outubro Rosa é como um lembrete para que nós consigamos atingir e orientar o maior número de mulheres e assim, elas possam realizar os exames necessários”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Cabo, Gisele Paiva.

Durante o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.344 exames de citologia oncótica e 3.085 mamografias. O Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza o exame da mama para mulheres entre 50 e 69 anos.

A mamografia ajuda a detectar o câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, sendo indispensável para se chegar a um diagnóstico precoce da doença.

O exame também é realizado em clínicas conveniadas, por meio de marcação. Mas para quem não realizou a mamografia na unidade móvel, durante a campanha do Outubro Rosa, pode fazer o exame na clínica, sem prévio agendamento. É necessário levar um documento com foto, o cartão SUS e a requisição.

Veja o cronograma da unidade móvel para novembro:

12.11 - CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER II (PONTE DOS CARVALHOS)
13.11 - USF GAIBU
17.11 - USF SANTO ESTÊVÃO

Por SECOM

Foto: Jakson Costa







Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
CNPJ: 11.294.402/0001-62
Endereço: Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 (81) 3521.6645
 

© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho