Projeto Saúde nos Engenhos visitou a população de Arariba de Baixo nesta quinta-feira
access_time 23/09/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho levou as ações do Projeto Saúde nos Engenhos e em Áreas Descobertas de Atenção Primária à Saúde à população de Arariba de Baixo, nesta quinta-feira (23). O local escolhido para os atendimentos foi a Associação do Assentamento Terra, Trabalho e Liberdade.

Os moradores tiveram acesso a atendimento médico de clínico geral, exame de citologia, teste rápido de covid-19, aferição de pressão e vacinação (H1N1 e atualização da cartilha). Outros receberam orientação sobre saúde bucal, através de uma palestra e entrega de kits e também puderam realizar agendamento de exames laboratoriais e de algumas especialidades médicas.

O médico Jonathan de Souza explica que os atendimentos são de livre demanda, com o objetivo de levar saúde para a população das áreas mais afastadas do município. A ação também ajuda a desafogar os postos médicos dos engenhos do município.

Para a moradora do engenho Arariba, Isaelma Lima Ferreira, de 22 anos,o atendimento médico chegou em boa hora. Ela levou sua filha Nayla Sophia Ferreira de Santana, de 2 anos e 11 meses, para uma consulta clínica. “Fazia alguns dias que eu estava querendo trazê-la para um atendimento médico. Com essa ação do município, pude atualizar o antialérgico dela e saber se estava tudo bem com a sua saúde”, disse.

Durante a ação, uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Programas Sociais, do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou o recadastramento da população que participa do Programa Leite de Todos, uma iniciativa do governo do Estado que distribui o alimento às famílias mais necessitadas. No Engenho Arariba, 50 famílias são atendidas pelo programa.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel