Hospital Mendo Sampaio realiza ação educativa sobre a valorização da vida no Setembro Amarelo
access_time 23/09/2021

Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. E a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza diversas atividades para lembrar a data e promover a importância da saúde mental, com atividades de conscientização e de alerta sobre as as motivações que levam uma pessoa a desvalorizar a sua própria vida.

No Hospital Municipal Mendo Sampaio, na manhã desta sexta-feira (24), enquanto os pacientes aguardavam suas consultas, na sala de espera do ambulatório, foi realizada uma atividade educativa sobre prevenção ao suicídio e valorização à vida e entrega de material informativo.

A terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas, Mônica Lima, realizou uma dinâmica de grupo com os pacientes. "Precisamos valorizar a vida e cuidar do próximo. Só em ouvir alguém desabafar, já é um ato de ajuda. Devemos buscar atividades que nos dê prazer, ir numa praia, visitar parentes, estar junto de pessoas boas. Tudo isso nos faz bem", comentou.

O município mantém uma rede de cuidados e estruturada para as pessoas que precisam de ajuda e apoio. São os Caps Estação Cidadania, Caps Álcool e outras Drogas, Caps Infantil Ciranda de Vida, Ambulatório Municipal de Saúde Mental e O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalho.

"Avaliamos que a informação é a melhor estratégia para que a população possa conhecer a Rede de Assistência em Saúde Mental do Município, na perspectiva de acessá-la ou orientar a quem precisar . Dessa forma, durante todo esse mês, estamos intensificando atividades com rodas de conversa, em sala de espera como essa de hoje, a fim de termos maior divulgação e acesso à população”, disse Danielle Moura, coordenadora de Saúde Mental do município.

Durante a dinâmica, a dona de casa Rosália Maria Silva de Lima, 62 anos, moradora da Cohab, gostou de saber que pode contar com a ajuda de profissionais especializados. “Às vezes sofremos calados e tem momentos em que não temos a quem pedir socorro", disse.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana