População do Engenho Sebastopol recebe atendimento de saúde itinerante
access_time 21/10/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho levou o Projeto Saúde nos Engenhos e em Áreas Descobertas de Atenção Primária à Saúde à população do Engenho Sebastopol, na associação dos moradores, na manhã desta quinta-feira (21).

O projeto acontece a cada 15 dias em lugares diferentes do município, com o objetivo de levar assistência de qualidade às comunidades de difícil acesso. Os moradores do Engenho Sebastopol receberam atendimento médico clínico geral, aferição de pressão arterial, saúde bucal com entrega de kits e palestras educativas, além de agendamento de exames laboratoriais e de várias especialidades médicas.

Os profissionais também atualizaram a caderneta de vacinação das pessoas e as crianças puderam colocar em dia as vacinas DT, DTP, DTPa, da febre amarela, hepatite A e B, HPV, influenza, meningocócica C, penta, pneumocócica, de rotavírus, tríplice viral, varicela, vip e vop.

De acordo com a coordenadora do programa Saúde nos Engenhos, Soraya Rejane dos Santos, após o atendimento, aqueles que necessitam de procedimento complementar são levados para a marcação de consultas. “Após os pacientes realizarem seus exames, a equipe médica retorna para o engenho para o fechamento do diagnóstico dos pacientes”, disse.

A dona de casa Edja Santos da Silva, 21 anos, que levou seus dois filhos Maria Isabelli Santos da Silva, 6 anos e o Ismael Rian Santos da Silva, 3 anos, agradece a Prefeitura do Cabo por se preocupar com a saúde da população dos engenhos. “É muito difícil ter que ir ao Centro da cidade com meus dois filhos. Com a ação sendo feita na localidade, traz a saúde mais próxima da gente e isso ajuda bastante.”

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa