Festival Multicultural Viva na praia do Paiva reúne amantes do surfe
access_time 28/10/2021

As ondas da Praia do Paiva no Cabo de Santo Agostinho estão mais agitadas com a realização do Festival Multicultural Viva. O evento, realizado pela Associação de Surf do Cabo (ASC), com apoio da prefeitura, teve início nesta sexta-feira (29) e seguirá até o dia 7 de novembro. As disputas acontecem nas modalidades de Surf Longboard (feminino e masculino) e Stand Up Padlle (SUP) Waves. Além disso, haverá atividades de conscientização ambiental com arte, gastronomia, cultura e saúde.

O evento é composto por 11 categorias de longboard e 7 categorias de stand up waves. Durante o final de semana, até a próxima terça-feira (2), 232 competidores vão participar do torneio.

O segundo encontro do evento acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, nas modalidades de Surf Master e Júnior, Surf 80 Master, com competições reconhecidas pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF), que serão válidas para o ranking brasileiro e classificatórias para um possível evento mundial.

“O esporte no Cabo não é só uma prática esportiva, mas uma ferramenta de transformação de vida. Os campeonatos em nosso município já estão em nosso calendário multicultural como fomento ao turismo”, ressaltou o prefeito Keko do Armazém.

Quem for curtir o evento poderá ter acesso a escolinha de surfe, espaço para massoterapia, exposição fotográfica, ginástica funcional e palestras O festival conta com coleta seletiva de microlixo.

“Além da prática do surfe, queremos transmitir para as pessoas uma mensagem de valorização da vida saudável, estimular a saúde através da prática esportiva e do convívio perto da natureza”, diz o organizador João Fernando Coutinho

O festival reúne grandes estrelas do surfe e campeões mundiais como Leco Salazar e Phil Rajzman, que demonstra satisfação em competir no Cabo. “É um prazer ter esta oportunidade de voltar para a região, adoro esta cidade e tenho maravilhosas recordações.As pessoas nos recebem como se fossem de casa. Evento como este é importante para fomentar cada vez mais o surfe nacional.”

O festival terá uma série de atrações para as famílias cabenses e visitantes, incluindo uma feira de exposição do grupo de mulheres empreendedoras e também uma tenda com exposição de arte e apresentações dos pontos turísticos do Cabo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Além disso, equipes de enfermeiras com ambulância da Secretaria Municipal de Saúde estão no local para prestar os primeiros socorros.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel