Cabo lança programa para modernizar processos de licenciamento e guia de empreendimentos do município
access_time 03/11/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança nesta quinta-feira (4) o Programa de Modernização do Cabo, ferramenta para acelerar o processo de licenciamentos na cidade, e o Guia do Cabo, um grande catálogo de indústria, comércio e serviços da região. O evento é realizado em parceria com a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PE) e acontece no Intercity Suape Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, às 16h.

As novas ferramentas vão permitir uma melhora no ambiente de negócios da cidade. O Programa de Modernização do Cabo vai acelerar o processo de licenciamento, reformas e construções, integrando em plataforma online todas as atividades que envolvem meio ambiente, controle urbano e vigilância sanitária. De acordo com o prefeito Keko do Armazém, a expectativa é que o novo sistema reduza pela metade o tempo de abertura de novas empresas e aumente a transparência ao processo. “No site da prefeitura você poderá tirar licenças e renovar alvarás, de forma fácil e 100% online. Isso beneficiará desde grandes empresas até pequenos empreendimentos”.

O outro lançamento será o Guia do Cabo, um grande catálogo de indústria, comércio e serviços do município. As empresas poderão se cadastrar na própria plataforma, o www.guiadocabo.com.br , e ter acesso a lista de empreendimentos de cada segmento instalados na cidade. Com esses dados, o Executivo municipal poderá pensar de forma assertiva políticas públicas na região.

Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Alex Gomes, o município não dispõe, atualmente, de dados completos sobre as empresas e pequenos empresários que atuam na economia local, formalizados ou não. A prefeitura tem registradas 11.498 empresas, sendo que de 90% a 95% delas são microempreendedores individuais ou microempresas. Ele afirma que esse número é muito maior. “Queremos fazer esse mapeamento para saber de fato quantas personalidades jurídicas temos instaladas aqui e pensar estrategicamente em propostas para fomentar estes segmentos”.

PREMIAÇÃO
Os lançamentos acontecem durante o Happy Hour Empresarial promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PE). Esse será o último evento da entidade em 2021 e irá prestar homenagens às personalidades do empreendedorismo e às entidades que fizeram a diferença durante o ano de 2021.

Por causa dos lançamentos de fomento das atividades econômicas, o Cabo será um dos homenageados. Além da pessoa jurídica, o empreendedor do Shopping Costa Dourada, Ayrton Cardoso, e o presidente da Tambaú Alimento, Hugo Gonçalves de Souza, também receberão homenagem.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos