Cabo monitora “caminhada ao mar” de 139 filhotes da espécie tartaruga-de-pente
access_time 18/06/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho monitorou a eclosão e caminhada ao mar de 139 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga-de-pente, neste sábado (18), na praia de Enseada dos Corais. O ninho foi o último do final da temporada e, também, finaliza a semana do Meio Ambiente.

O pequeno abrigo é monitorado pelo biólogo da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo (SEMA), Felipe Brayner, que presta um serviço fundamental à preservação das espécies. Os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir.

No total, durante o ano de 2021, foram cerca de 12 ninhos de tartarugas, com nascimento de 1.322 tartarugas das espécies Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda) e Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), no litoral cabense.

Conforme o biológico Felipe Brayner, essa espécie vem, criticamente, sendo ameaçada, de acordo com a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), ciente que é uma tartaruga cuja tem muita dificuldade de fazer a sua projeção, devido à ação do homem. "Por isso, realizamos esse trabalho com o isolamento da área, monitorando a conservação e preservação de espécies. Temos a expectativa que, no mínimo, duas tartaruguinhas voltem daqui há 20 anos", ressaltou.

Caso alguma pessoa encontre um local de desova ou animal marinho na faixa de areia, pode entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, através no número (81) 99151-8127.

Por Gesla Ferreira

Foto: Marcos Aurélio