Cabo oferta serviços de saúde voltados ao público LGBTQIAPN+
access_time 28/07/2022

Em busca de promover uma saúde de qualidade para o público LGBTQIAPN+, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, vem ofertando serviços para este público. O espaço que funciona no Centro de Especialidades Vicente Mendes, no bairro da Cohab, atende aos usuários de segunda a sexta-feira, das 13h até às 21h.

Na unidade, são oferecidas consultas médicas – clínico geral /endocrinologista – na segunda-feira, das 17h até às 21h. Também, são disponibilizados os serviços de psicologia, de segunda a sexta-feira, iniciando a partir das 13h até às 21h.

A equipe é composta por multiprofissionais: assistente social, psicólogo, endocrinologista e infectologista, que tem um olhar voltado para esse segmento. A recepção do serviço foi capacitada em Acolhimento LGBTQIA+, bem como toda rede de Atenção Primária à Saúde.

De acordo com o coordenador do ambulatório, Everaldo Ulisses, desde a inauguração do ambulatório mais de 600 usuários já foram atendidos. Além disso, a secretaria colocou à disposição, também, atendimentos em psicologia para atender aos familiares, a pedidos do público LGBTQIA+. Ainda, há condições de inserção social, através do Humaniza SUS, disponibilizando passagens à população LGBTQIA+, de acordo com a necessidade verificada pela Assistente Social do ambulatório.

No equipamento, existe uma articulação intersetorial com as Secretarias de Programas Sociais e de Educação, bem como o Fórum Nacional de Gestores LGBT e Comitê Técnico Estadual de Saúde LGBT. Soma-se um projeto de Educação Permanente para todos os serviços da rede, cujo está sendo implementado, bem como parcerias com o Programa Atitude do Governo do Estado.

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa