Secretaria de Saúde realiza roda de diálogo com profissionais da Rede Especializada de CAP´S, dando continuidade à programação de ações em alusão ao setembro Amarelo
access_time 21/09/2022

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na última Segunda-feira (19), no Auditório do Centro Administrativo (CAM1), Torrinha, uma roda de diálogo abordando a discussão sobre Matriciamento Integrado em alusão ao setembro Amarelo, Mês de Combate ao Suicídio.

O seminário que dá continuidade as ações de prevenção de combate contra o suicídio, reuniu no auditório profissionais da Rede Especializada, cujos atuam nos CAP´S presentes no munícipio do Cabo de Santo Agostinho.

Ao decorrer do mês de setembro, diversas atividades serão realizadas nas unidades de saúde, referentes à campanha deste ano. Durante o mês, também haverá a intensificação das ações, com roda de diálogos, prevenção e combate ao suicídio.

A discussão do encontro com os profissionais que atuam nos CAP’s, abordou as estratégias de prevenção ao suicídio e valorização a vida. Buscando requalificar e potencializar o método de trabalho destes profissionais e garantir o funcionamento das unidades.

A coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura, enfatizou a importância de levar a discussão para os profissionais da saúde que atuam nos CAP’s, ressaltando o dever de prevenção ao suicídio através dos atendimentos oferecidos à população. ‘’Este encontro dá continuidade à programação do Setembro Amarelo, trata-se de um momento interno a fim de requalificar e capacitação das equipes que atuam nos dispositivos especializados da Rede de Saúde Mental. Estamos contando com a presença de três CAP’S, discutindo sobre o processo de trabalho na perspectiva de prevenção a tentativa de suicídio’’, comentou ela.

CONFIRA OS PRÓXIMOS ENCONTROS:

21/09 – Atividade: “Fórum Intersetorial Ampliado de Saúde Mental – discutindo a urgência e emergência psiquiátrica: fluxos e o trabalho em rede’’. Público-alvo: profissionais da Rede de Saúde Mental e das Políticas Intersetoriais. Local: Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 9h.

21/09 – Atividade: Workshop - Saúde infanto-juvenil. Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde e Conselheiros Tutelares. Local: Auditório Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 14h.

26 e 28/09 – Atividade: Mutirão de Psicologia. Fila de espera – Ambulatório SM. Local: Auditório do Espaço Cidadania, Garapu, às 14h.

26, 28/09 e 03/10– Atividade: Cuidando de Quem Cuida – Atividades práticas integrativas, junto aos profissionais da rede de saúde mental. Público-alvo: profissionais dos equipamentos da rede de saúde mental. Local: CAPS’S.

30/09 – Atividade: Seminário Intersetorial – Setembro Amarelo. Público-alvo: profissionais da rede de saúde e redes intersetoriais. Local: Auditório Centro Administrativo CAM1, Torrinha, às 9h.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: João Barbosa