Saúde do Cabo realiza ações em alusão ao Dia Nacional de Saúde do Adolescente
access_time 22/09/2022

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quinta-feira (22), várias atividades em alusão ao Dia Nacional de Saúde do Adolescente. As ações foram direcionado aos alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, em Ponte dos Carvalhos.

Na ocasião, os alunos foram beneficiados com as atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, além das bucal, mental, questões de alimentação saudável, antropometria e atualização da caderneta vacinal.

O cuidado em saúde de adolescentes compreende a faixa etária de 10 a 19 anos, tendo três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e redução da mortalidade por acidentes e violências. Para esta tarefa, exige-se o fortalecimento de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos, atenção humanizada e trabalho em rede.

De acordo com a médica clínico geral, Débora Santos, abordoar sobre respeito da importância do estudo e saber o momento certo de introduzir a vida sexual, desses adolescentes, é essencial. "A vida sexual precoce traz vários fatores que atrapalham os estudos dos adolescentes. Além disso, também pode trazer consequências, como doenças sexualmente transmissíveis e infecções, que podem comprometer a vida desses adolescentes, inclusive os estudos. Já para os que já iniciaram a vida sexual, falamos da importância do preservativo e do autocuidado", comentou.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa