Cabo de Santo Agostinho incentiva vacinação contra a poliomielite, em crianças menores de cinco anos
access_time 26/10/2022

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vem incentivando a vacinação contra a poliomielite, em crianças menores de cinco. Com isso, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, uma busca ativa dos menores que ainda não receberam a dose da vacina.

Além disso, as equipes estão mapeando as crianças nas residências, em todos os bairros do município. A população pode encontrar o imunizante em todas as unidades de saúde da cidade. A ação, que acontece até o final deste mês, tem o objetivo de alcançar 95% das crianças vacinadas, garantindo, assim, a imunização dessa parcela populacional, com 12.584 pessoas.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa, causada pelo poliovírus. O vírus invade o sistema nervoso e, em casos mais graves, pode causar paralisia. A poliomielite é considerada muito contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa de forma rápida, pelo contato com fezes contaminadas ou secreções. Ela afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos, mas também pode contaminar adultos.

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa