Caboprev realiza visita aos aposentados e pensionistas com processo de prova de vida atrasado
access_time 10/11/2022

O Instituto Caboprev retomou o processo de regularização dos aposentados e pensionistas que estão com o benefício suspenso por falta de prova de vida referente ao ano de 2022. A ação foi iniciada em outubro e deverá ser concluída ainda no mês de novembro.

Com o objetivo de normalizar essa situação, a equipe da autarquia entrou em contato via telefone com os beneficiários e segurados e também visitou os endereços das pessoas desse grupo para verificar o motivo do atraso. Do total de 100 bloqueados, o Caboprev identificou 8 óbitos e ainda vai analisar a situação de 30 pessoas que estão com o pagamento retido. Atualmente o instituto de previdência possui 1.502 aposentados e 349 pensionistas.

A prova de vida é obrigatória e deve ser realizada anualmente no mês do aniversário do aposentado ou pensionista. Quando não é feita no período correto, o segurado tem o pagamento do seu provento suspenso até o efetivo cumprimento da obrigação.

Com a comprovação de vida realizada de forma regular, o instituto consegue manter a sua base de dados atualizada. Além de evitar possíveis fraudes como pagamentos indevidos, corrigir distorções e garantir o acompanhamento dos beneficiários por meio de informações reais. “O Caboprev, através dessa ação, garante a legitimidade dos pagamentos e identifica situações até então despercebidas por parte dos segurados e beneficiários. É um trabalho que depende de todos, principalmente dos maiores interessados, os servidores aposentados e demais usuários do sistema”, destacou o diretor-presidente do Instituto, Albérico Rodrigues.

Uma das aposentadas contempladas com a visita do Caboprev foi Rilda Barreto, de 74 anos, que estava com o pagamento suspenso desde o mês de julho, mas teve o seu benefício liberado após a realização das etapas da prova de vida virtual pela equipe do Instituto. “Agradeço demais a presença do Caboprev aqui em casa para me alertar sobre essa situação. Eu não sabia que estava atrasada”, comentou.

Como fazer?

O beneficiário deve fazer a comprovação de vida pelo sistema Caboprev Online, acessando o site: https://caboprevonline.app.br. Durante as etapas, são solicitadas as informações pessoais e algumas fotos mostrando o RG (frente e verso), o rosto do portador do documento e, por fim, o registro do comprovante de residência atualizado. Em caso de dificuldade no uso do aplicativo ou da impossibilidade de deslocamento ao Instituto, o segurado deverá agendar o atendimento domiciliar por meio do telefone 3521-2324 (whatsapp).

Por Thatiany Lucena

Foto: Secom