Cabo de Santo Agostinho tem redução histórica nos crimes violentos
access_time 01/02/2023

De acordo com os resultados dos indicadores criminais do primeiro mês do ano de 2023, divulgados nesta terça-feira (31), pela Secretaria de Defesa Social, o município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), teve uma redução histórica nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que englobam crimes contra a vida, como homicídio doloso, feminicídio e latrocínio.

Segundo os dados, no mês de janeiro, a cidade do Cabo de Santo Agostinho registrou um total de 5 CVLI’s, valor considerado o menor da série histórica do município, visto que desde o ano 2017, os índices criminais do primeiro mês do ano permeavam a classe das dezenas. Em comparação ao mesmo período de 2022, nota-se uma redução de quase 76%, posto que em janeiro de 2022, o município registrou 29 crimes violentos. Em ambos recortes, o dado atual é o menor desde 2012.

“A segurança pública do Cabo de Santo Agostinho vive um novo tempo com a integração entre a Gestão Municipal e os órgãos estaduais, como polícia militar e polícia civil, estamos reduzindo os homicídios desde o mês de julho de 2022. Nesse mês de janeiro, comemoramos a redução histórica, 76% de redução de homicídios no Cabo de Santo Agostinho, foram 25 a menos em relação a janeiro do ano passado ”, enfatizou o Secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho.

Vale pontuar que a redução dos crimes violentos letais intencionais é fruto do forte investimento em tecnologia, através da implantação da sala de vídeo monitoramento, o aumento do número de efetivo e da capacitação dos guardas, tais esforços além de ajudarem a reduzir o índice de homicídios também tornou o Cabo referência no Programa de Segurança Pública Nacional, Cidade Susp.

Por Tayná Benigno

Foto: Secom