Saúde: Prefeitura do Cabo promove 1º Encontro Construindo Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
access_time 31/01/2023

Em alusão a campanha Janeiro Branco, mês de conscientização pela saúde mental e emocional, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou nesta segunda-feira (30), o 1º Encontro Construindo Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. A iniciativa aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1) e contou com palestra sobre “Saúde mental nas relações de trabalho: Reflexões sob o olhar sistêmico à luz da legislação”, com ministração da advogada e professora, Anita Duarte.

“Entendemos que devido à pandemia de Covid-19 os trabalhadores têm vivido momentos bastante desgastantes e na verdade ainda estamos vivendo em um quadro psíquico de trauma, medo e angustias. Então resolvemos fazer esse encontro buscando trazer um norte em relação também ao jurídico para os trabalhadores, focando principalmente na campanha Janeiro Branco, ou seja, a saúde mental dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho. Levantando os seguintes questionamentos – Como eu sou no meu ambiente de trabalho? Como me comporto? Qual bem tenho feito para meus colegas e para o trabalho em si? – Esse encontro visa promover a análise crítica aos trabalhadores a ponto que eles mesmo busquem quando necessário ajuda em sua saúde mental”, explicou a gerente do CEREST regional Cabo, Wylna Espinar.

Vale destacar que a campanha Janeiro Branco que visa chamar a atenção dos indivíduos, das empresas e instituições, como também das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos faz parte de um movimento social dedicado à criação de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Em 2023, o tema escolhido para o movimento foi: A vida pede equilíbrio.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa