No Cabo, Procon realiza fiscalização em comércios e salão de beleza sobre vendas de pomadas modeladoras para cabelos
access_time 13/02/2023

A superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) visitou, na manhã da última sexta-feira (10), lojas de produtos cosméticos e salão de beleza no Shopping Costa Dourada, com o objetivo de orientar e alertar os riscos do uso da pomada modelara de cabelo. Vale ressaltar que o uso foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Durante a visita, os fiscais e agentes sanitários orientaram os comerciantes sobre a suspenção de vendas e consumos das pomadas. Todas as embalagens foram recolhidas e temporariamente interditadas para vendas.

As fiscalizações do Procon, atendem à medida da Anvisa que determinou a proibição do uso, produção, distribuição e comercialização de 26 tipos de pomadas para trançar cabelos, após consumidores de vários estados registrarem relatos de irritação ocular, pálpebras inchadas e dores nos olhos, além de dificuldade de enxergar após o uso do produto.

O Procon ainda orienta que consumidores e profissionais da beleza não utilizem os materiais, para evitar qualquer tipo de irritação, dor ou inflamação nos olhos. “Realizamos essa fiscalização ,com o objetivo de alertar e orientar tanto a população, como também aos consumidores sobre o uso das pomadas e consequências que o produto pode gerar”, comentou Quésia Maria, Gerente do Procon Municipal.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa