Cabo apoia blocos de carnaval e garante folia aos cabenses
access_time 23/02/2023

O amor pelo Carnaval e a vontade de brincar e aproveitar até os últimos momentos do período momesco fizeram com que os foliões do Cabo de Santo Agostinho não arredassem o pé, na última quarta-feira de cinzas (22). Após dois anos sem carnaval, devido à pandemia da covid-19, a folia invadiu os quatros cantos da cidade, deixando os foliões mais saudosos e emocionados.

Os ritmos se misturaram e consagraram a alegria do Carnaval. A prefeitura do Cabo apoiou mais de 60 blocos com estrutura e atrações, sendo os responsáveis por embalar as ruas da cidade. Sem deixar o ritmo cair e mantendo a tradição cultural do município, o centro da cidade ainda foi palco de um dos mais tradicionais eventos da festa, com a realização do Bloco Zé Pereira Vavá da Vaca.

O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, avalia positivamente o Carnaval deste ano. "Vamos seguir apoiando e promovendo eventos na região – com a devida importância que a população merece. Com isso, é importante ressaltar que o carnaval colaborou com o fluxo turístico, gerando renda e movimentando a economia local", ressaltou.

Promovendo uma maior segurança aos foliões na festividade, durante os quatro dias de folia, por meio do trabalho da Guarda Civil Municipal, o Carnaval do Cabo foi considerado tranquilo pelos participantes, que contaram com o efetivo da Guarda entre grupamento ROMU, T/S, Patrulha Ambiental e GTT, somados à Polícia Militar. Foram colocados à disposição dos foliões cerca de 54 Guardas Civis e 19 viaturas por dia, além da tecnologia de câmeras instaladas, todas revitalizada. Além disso, a Gerência do Centro de Controle de Operações disponibilizou o canal de emergência 153 para denúncias.

A Defesa Civil trabalhou na semana pré-carnaval, fazendo vistorias nos locais de concentração dos blocos e nas vias de trajeto dos trios elétricos, realizando podas de árvores para evitar acidentes., incluindo o monitoramento das áreas de risco, através do videomonitoramento. Ainda, somam-se as equipes da Gerência de Salvamento Aquático (GSMAR), as quais estiveram atuando em todo o litoral cabense, com registro de 18 ocorrências (afogamentos e resgates).

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa