Encerramento do "Maio Amarelo", leva campanha de conscientização para o centro do Cabo
access_time 12/05/2023

A Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da coordenação de Educação para o Trânsito, nesta sexta-feira (12), realizou o encerramento das atividades da campanha “Maio Amarelo”, cujo tema “No trânsito, escolha a vida!” promoveu conscientização, no Pátio da Estação Ferroviária (centro). O momento contou com a presença de diversos parceiros, tendo como objetivo intensificar as ações educacionais ao combate e redução de acidentes de trânsito, no município, para além de sensibilizar a população por um trânsito mais seguro.

Durante a ação, foram feitas orientações aos transeuntes e entrega de material informativo, com orientações repassadas pela equipe do setor da coordenação de Educação para o Trânsito. O encerramento da campanha cumpriu papel de levar mais informações à população sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito e, desta forma, prevenir acidentes.

Além disso, equipes da área de saúde da Faculdade Maurício de Nassau estiveram realizando o procedimento de aferição da pressão arterial e glicose. Ainda, a unidade também apresentou o Projeto Bike Sem Barreiras, promovendo lazer, inclusão e saúde às pessoas com deficiência física, por meio de exercícios físicos, através de três modelos de bicicletas adaptadas: handbike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mão; bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência e acompanhante; e a "The Duet", uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas, no lugar da roda dianteira.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, o objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito do trânsito e se juntar com as pessoas, pois, cada vez mais, a segurança pública é um dever de todos. Nesse sentido, conforme pontuado, a sociedade tem que se unir em torno da segurança pública, como amigos e irmãos, para que todos acessem um trânsito seguro, cidadão e educado. "É fundamental a importância da participação da sociedade na construção de uma melhor segurança viária", ressaltou.

Somado a isso, alunos das turmas do ensino médio da Escola Estadual Luiza Guerra estiveram presentes para obter mais conhecimentos sobre o trânsito, através de uma aula de campo com instrumentos facilitadores da aprendizagem. Durante esta semana, foram realizadas diversas ações conjuntas. Um exemplo disso foram as apresentações desenvolvidas nas escolas da rede municipal, com a participação do canil, assim como as palestras educativas com orientações em empresas cabenses.

A ação conjunta contou com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar de Pernambuco (BPTran), Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), Sest Senat e Coopertranscabo.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim