Secretaria da Mulher do Cabo promove a caminhada “Eles por Elas: homens pelo fim da violência contra a mulher”
access_time 05/12/2023

Quinta-feira (07) acontece no Cabo de Santo Agostinho a 3ª Caminhada Eles por Elas: homens pelo fim da violência contra a mulher”. O movimento, organizado pela Secretaria Executiva da Mulher do Cabo, é em alusão à Campanha Internacional do Laço Branco, que propõe a envolvimento dos homens no enfrentamento da violência contra a violência de gênero.

Com todos os participantes vestindo branco, a caminhada sairá às 16h, do Palácio da Cultura, antiga sede da Prefeitura, até à Praça da Estação, onde haverá um ato público.
A secretária Walkíria Alves, explica a importância da participação masculina nessa luta. “Esse apoio é fundamental para disseminar a conscientização e conter essa onda de violência contra a mulher”. A Secretaria da Mulher do Cabo desenvolve o projeto “O problema também é nosso”, que busca esse engajamento dos homens no combate a atos de violência contra mulheres.

A Prefeitura mantém 2 espaços de acolhimento: o Maria Purcina, no centro, e o Eudira Sobral, que funciona anexo à delegacia da Mulher, em Ponte dos Carvalhos. Ambos prestam assistência psicológica, jurídica e outros serviços.
Sobre a violência contra à mulher no município, Walkíria enfatiza que as mulheres estão buscando mais ajuda. “A nossa percepção é que não há um aumento de casos, mas sim de denúncias e procura por ajuda”. Segundo ela, os dados estatísticos da Secretaria da Mulher do Cabo mostram que houve um salto nos atendimentos de 2020 para 2022. Os atendimentos passaram de 429 em 2020 para 5.229 em 2022. Até agosto deste ano, a Secretaria de Mulher já atendeu 4.035 mulheres.

“Nós implementamos várias ações educativas, principalmente nos engenhos onde as mulheres não têm acesso aos nossos serviços.
A 3ª Caminhada “Eles por Elas: homens pelo fim da violência contra a mulher” marca o encerramento da Campanha de 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciada em novembro. O evento contará com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, representantes da Secretaria da Mulher do Estado e demais órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência de gênero.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Léo Domingos