Cabo de Santo Agostinho terá 100% da guarda armada até o final do ano
access_time 09/01/2024

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem como meta armar 100% da guarda municipal até o final do ano. Atualmente o município conta com 35 dos 325 guardas com porte de arma. A partir de fevereiro, mais 72 passam a utilizar o armamento. Ao longo do ano, os demais profissionais da segurança pública municipal farão o curso de Formação, Capacitação e Tiro, completando, assim, o total de efetivo. O curso tem a supervisão da Polícia Federal e precisa ser renovado a cada dois anos.
O município tem guardas municipais com atuação no trânsito, segurança preventiva e ostensiva, meio ambiente e proteção à mulher. Na semana passada, o município renovou o termo de cooperação técnica com a Polícia Federal, órgão responsável pela concessão e autorização de arma de fogo para integrantes de guarda municipal.
“A partir de fevereiro os 72 novos guardas aprovados no último concurso público irão reforçar a segurança armada do nosso município”, explica o secretário. Os novos integrantes concluíram, recentemente, o curso de formação e os testes práticos, no Centro Municipal de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Defesa Social do Cabo. A qualificação é uma exigência da Polícia Federal para a concessão do porte de armas.
O Cabo foi o primeiro município no Estado a aderir a guarda armada. A medida tem garantido uma maior atuação com as forças estaduais de segurança no combate à criminalidade. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Defesa Social sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o município em 2023 reduziu em 17% o número de caso.
“A ampliação do efetivo armado vai possibilitar um reforço na proteção de nossos cidadãos”, declara Pablo Carvalho.

Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa