Prefeitura do Cabo inicia Operação Inverno 2023
access_time 12/01/2024

Com o objetivo de realizar ações preventivas para o período chuvoso, a Prefeitura do Cabo iniciou a Operação Inverno, nesta quinta-feira (11). A Secretaria Executiva de Limpeza Pública, juntamente com a Defesa Civil, estão executando os trabalhos nas áreas consideradas suscetíveis durante o inverno. Uma das ações é abertura dos canais para melhoramento do fluxo das águas, evitando alagamentos.

É o caso do canal do bairro São Francisco, um dos principais da cidade, que está recebendo manutenção e limpeza. Mais de 15 caçambas de lixo domiciliar foram retiradas desde a última segunda-feira (08). O local é um dos pontos de enchentes durante as chuvas. “Sempre fazemos a manutenção desse local e agora, estamos intensificando devido ao histórico que a comunidade tem na época chuvosa”, explicou o gerente de Limpeza Pública, Brivaldo Ramos.

Outro canal é o da Avenida Miguel Arraes, em Ponte dos Carvalhos. No local está sendo utilizada uma retroescavadeira hidráulica para retirada de entulhos. Outros canais em Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Charnequinha, Engenho Boa Vista, Cohab e Garapu vão receber também os serviços de limpeza e melhoria do escoamento pluvial.

A Defesa Civil realiza o monitoramento dos locais mais críticos do município. Desde 2023, a equipe realizou, aproximadamente, mais de 300 vistorias. Além disso, 153 mil metros quadrados de lonas foram utilizados no período das chuvas. Segundo o gerente de Defesa Civil, José Roberto (Leleco), a expectativa é que esse número cresça neste ano. “Já temos preparados mais de 300 rolos de lona e mais de 15 mil piquetes para iniciar o nosso serviço no Cabo. O nosso trabalho é integrado, assim como tratar bem as pessoas, garantindo mais segurança aos cabenses”, afirmou.

Por Akila Soares

Foto: Léo Domingos