Secretário da Defesa Civil do Estado visita Cabo para conhecer trabalho da defesa civil do município
access_time 21/02/2024

O secretário Executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho, fez uma visita técnica nesta quarta-feira (21) a Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho. O objetivo, segundo Ramalho, é estreitar as relações e conhecer a estrutura do município para o enfrentamento de situações adversas no período do inverno.

Clóvis Ramalho foi recebido pelo Secretário de Defesa Social do município, Pablo Cabral, e pelo Coordenador da Defesa Civil, José Roberto de Oliveira. No encontro, foi apresentado o sistema de monitoramento da SDS , que também é utilizado para acompanhar as áreas de risco do município. Em seguida, ele fez uma visita a barreira da Cohab.

“Observamos que a Defesa Civil do Cabo vem atuando proativamente , com ações preventivas e de atendimento às comunidades”, destacou Ramalho. O Cabo de Santo Agostinho tem 554 áreas de morros com pontos críticos, onde vivem aproximadamente 100 mil pessoas, segundo dados da Defesa Civil.

A Prefeitura do Cabo vai investir R$ 13 milhões em obras de contenção de encostas em 35 barreiras, em 13 localidades. As obras terão início em março e são fruto de um convênio entre Prefeitura, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. Além disso, está investindo R$ 300 mil em novos equipamentos para a Defesa Civil e Salvamento Aquático. Entre as ações preventivas, o órgão realizou a colocação de 1.544 m² de lona plástica nas barreiras do Mauriti e Bela Vista. No ano passado, foram mais de 154 mil m² em lona de proteção em áreas de risco.

“Foi muito proveitosa a visita do secretário Clóvis Ramalho. Tratamos, principalmente de parcerias para o nosso município”, disse José Roberto. Uma delas é capacitação para gestão de abrigos. Os abrigos temporários são utilizados na proteção da população atingida por calamidade pública e situações de emergência.

“Também tratamos sobre a inclusão do Cabo no S2iD”, disse o coordenador da Defesa Civil. O objetivo é a participação do município no Sistema Integrado de Informações sobre Desastre. O S2iD possibilita a transferência de recursos federais para municípios afetados por calamidades e situações de emergência.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Gilberto Crispim