Prefeitura do Cabo realiza ação de combate ao mosquito da dengue
access_time 08/03/2024

Em busca de proteger a população e conter a proliferação do mosquito  transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao Aedes Aegypti. Nesta quinta-feira (07), os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares em Enseada dos Corais, para identificar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito.

Segundo o superintendente de vigilância e saúde, Ricardo Albuquerque, a visita aos imóveis é rotineira. “Estamos sempre orientando a população sobre a importância de manter tampados os recipientes como caixas d’água, toneis e cisternas. Quando o foco é identificado realizamos o tratamento e eliminação do mesmo”, pontuou.

É importante destacar que a colaboração da população é de extrema importância para o combate à dengue, visto que segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 75% dos focos de reprodução estão dentro das casas, em vasos de plantas, caixas d’água, toneis, pneus, garrafas e diversos outros objetos. Receber a visita do agente comunitário de endemias e permitir a verificação de possíveis focos contribuem bastante no combate a proliferação do mosquito.

“Podem contar comigo.  As portas da minha casa sempre estarão abertas para os agentes. Já tive dengue e sei o quanto essa doença é ruim. Estou aqui para contribuir”, comentou Dona Marlene Ferreira, 65 anos, moradora de Enseada dos Corais.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa