Nascimento de tartarugas marinhas no Paiva: começou a corrida dos filhotes pela vida
access_time 14/03/2024

Estudantes da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa Lopes acompanharam, nessa terça-feira (12) o nascimento de tartarugas marinhas na Praia do Paiva. O local é um dos escolhidos pela espécie, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, para incubação dos ovos. A equipe de agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente realizaram a abertura do primeiro ninho, com 73 filhotes de tartarugas Pente.
A espécie “Eretmochelys Imbriaca” ou Tartaruga de Pente é a mais comum nas praias do Cabo e está ameaçada de extinção. Seu nome popular se deu pelo uso do casco para fabricação de pentes para cabelo. Uma das razões que contribuíram para o atual processo de extinção.
A Secretaria de Meio Ambiente atua em parceria com a Associação do Paiva, que garante o acompanhamento e proteção dos ninhos até o fim do período de incubação. O órgão realiza trabalhos de educação ambiental com estudantes de escolas públicas da localidade. O objetivo despertar a consciência da preservação da espécie marinha. “Esse trabalho com as crianças é muito importante, sobretudo, com os moradores do litoral. São eles que vão dar continuidade ao trabalho de conservação da espécie”, diz Daniela Ferreira coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura. Segundo a bióloga, de mil tartarugas marinhas nascidas, uma consegue sobreviver no mar.
O tempo de incubação de um ninho de tartaruga marinha é de 45 a 60 dias. No Paiva foram identificados 37 ninhos. Cada ninho possui aproximadamente 100 ovos. Nem todos os filhotes chegam ao nascimento.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Gilberto Crispim