Enfermeiros da Atenção Básica de Saúde do Cabo participam de treinamento para iniciar vacinação contra a dengue
access_time 08/04/2024

Para dar início a vacinação contra dengue, que já começa na próxima quarta-feira (10), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho reuniu os enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Município, para participarem do treinamento sobre a estratégia de vacinação no âmbito do município. A capacitação foi realizada na tarde desta segunda-feira (8), no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I).

Inicialmente, o imunizante é destinado às crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 11 anos. O esquema vacinal recomendado corresponde a administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada) e, se a infecção ocorrer após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre ambas as doses, desde que a segunda dose não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

“Realizamos de forma regular essas capacitações para esses profissionais. Sobretudo, com a chegada desse novo imunizante e compreendendo que se trata de um público específico, temos o compromisso e a responsabilidade de iniciar mais um ciclo de capacitação para esclarecer possíveis dúvidas e alinhar essa assistência de forma otimizada, eficiente e segura a toda população que chega aos nossos serviços. Vale ressaltar também que a imunização previne a dengue que causa a doença, além da hospitalização e possível óbito”, comentou Priscila Lelis, Gerente de Imunização do município.

Dengue – A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização e se torna mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.
De acordo com o acompanhamento da vigilância epidemiológica, nos últimos dias foram notificados 341 casos de dengue. Desse total, 5 foram confirmados, 208 descartados e 128 estão em investigação.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Léo Domingos