Faixa etária para vacinação contra dengue foi ampliada
access_time 29/04/2024

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho ampliou a vacinação contra dengue, no município, para o público até 14 anos. A medida foi recomendada pelo Ministério da Saúde e visa proteger um maior número de jovens. Antes a Qdenga era destinada a faixa etária de 10 a 11 anos.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da família e no Shopping Costa Dourada. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização da Secretaria de Saúde, Priscila Machado Lelis, reforça a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos para receber a dose do imunizante. A Qdenga é uma vacina tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos que causam a doença.

De acordo com Priscila, a procura pela proteção vacinal está abaixo do esperado em todo o país. ‘A vacina tem grande eficácia na prevenção da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti”, reforça a coordenadora. Desde o início da campanha da Qdenga o Cabo de Santo Agostinho aplicou aproximadamente 700 doses. No entanto, o público estimado é de mais de 6 mil crianças e a adolescentes.

A dengue vem avançando em todo o país. A doença já provocou mais de mil óbitos este ano. E cada vez mais tem hospitalizado pessoas. “É importante imunizar as crianças, pois diferente da vacina da Covid, a Qdenga evita o desenvolvimento da doença”, diz Priscila.

Um levantamento feito pelo Observatório de Saúde na Infância, da Fiocruz, mostra que adolescentes entre 10 e 14 anos apresentaram o maior número de casos esse ano. As medidas preventivas como não acumular água parada em recipientes de planta, pneus, garrafas. Manter a limpeza de áreas abertas como quintais e o uso de repelentes são necessárias. “A vacina é segura e deve ser adotada como forma eficaz de proteger os filhos do contágio”, reforça a coordenadora do PNI do Cabo.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:
USFs da área urbana: