Secretaria Executiva de Meio Ambiente realiza ação de conscientização ambiental
access_time 25/09/2020

Com a intenção de agregar conhecimento e conscientização acerca de educação ambiental, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta sexta-feira (25), na Praça da Estação, a ação “Vamos Preservar. Uma tenda foi montada para a coleta de materiais recicláveis e não recicláveis e orientação à população sobre questões ligadas à preservação do meio ambiente.

O “Vamos Preservar” também conta com a parceria da Secretaria de Coordenação Regional de Serviços Públicos, que disponibilizou o caminhão da coleta seletiva. A equipe da SEMa recolheu materiais como lâmpadas queimadas, pilhas, óleo de fritura vencido, entre outros, levados pela população, e receberam mudas de árvores nativa.

“O Vamos Preservar” tem como objetivo sensibilizar de forma educacional e lúdica, a população. “Unimos pontos como o da coleta seletiva, promovida pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho através da Empresa Locar, que realiza o recolhimento de resíduos recicláveis, de segunda a sábado, atendendo 100% da população urbana, e ao mesmo tempo usamos isso para também impulsionar o reflorestamento, que é uma forma de manejo sustentável e busca evitar a extinção de espécies e melhorar ou manter a qualidade de vida numa região específica”, falou a Secretária de Meio Ambiente, Clediane de Lemos Vasconcelos, que esteve presente na ação.

No que diz respeito à defesa da fauna e flora, guardas ambientais passaram orientações e esclareceram dúvidas dos visitantes. Explicaram como é feito o trabalho de fiscalização, captura e resgate de animais silvestres.
“O nosso município têm onze unidades de conservação, sendo seis refúgios de vida silvestre, favorecendo preservações das espécies. Temos uma fiscalização presente, realizada por nós da SEMA através da equipe da guarda ambiental que resgatam, capturam e apreendem animais sem registros. Após uma prévia avaliação, realizamos a soltura em um de nossos refúgios, encaminhando os animais para seus habitats naturais. Atualmente, temos a operação Bicho da Mata, que visa coibir a caça irregular”, reiterou a Secretária.

Em caso de denúncias, o cidadão pode entrar em contato pelos telefones: 3521-6681, 153 (atendimento 24h) ou pelo e-mail ouvidoriaambiental@cabo.pe.gov.br.

Por Wesley Silvali

Foto: Jakson Costa