Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Filhote de baleia em decomposição é encontrado na praia de Enseda dos Corais
access_time 01/10/2020


Na manhã desta quinta-feira (1/10), a Secretaria Executiva de Meio Ambiente realizou a retirada da carcaça de um filhote de baleia Jubarte, encontrado morto na orla da praia de Enseada dos Corais, numa localidade chamada de “praia quebra pracha” (PQP). O animal, com aproximadamente 4,5 metros, já estava em fase de decomposição há três dias e sem a cabeça, o que dificultou o trabalho para identificar a causa da morte e encaminhá-lo para exames científicos.

De acordo com informação da coordenação de fiscalização ambiental do Cabo de Santo Agostinho, o mamífero morreu no mar e foi trazido pelas correntezas até encalhar na orla de Enseadas dos Corais. Pelo estado de putrefação, foi realizado o protocolo padrão ambiental, de fazer o descarte enterrando a carcaça da baleia próxima ao lugar que ela ficou encalhada. Caso houvesse melhores condições, o filhote de Jubarte teria sido levado à Universidade Rural de Pernambuco para ser analisada.

“Recebemos a denúncia desse filhote de baleia morto e encalhado aqui na orla e imediatamente encaminhamos nossa equipe de fiscais ambientais em conjunto com a Locar para fazer a retirada com segurança. Infelizmente, pelo estado de decomposição que ele foi encontrado, não há como determinar a causa da morte. Tudo indica, entretanto, que o animal não morreu no litoral do Cabo, acabou sendo trazido pelas correntes marítimas que fazem parte da geografia deste local”, relatou a gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Oliveira.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente enviou relatório sobre a baleia encontrada morta no litoral cabense para o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), órgão vinculado ao Ibama.

Por Wesley Silvali

Foto: João Barbosa








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br