Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza entrega de troféus para reconhecer artesãos locais
access_time 05/10/2020

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fez a entrega do “Troféu Artesão Amigo do Cabo” para os vencedores nas categorias Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Tradição. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam 1), nesta segunda-feira (05/10). Este ano o troféu foi confeccionado em crochê, um processo artesanal que também deu nome ao tema do evento.

No total, 13 artesãos foram premiados, quatro por categoria. O destaque em empreendedorismo deste ano foi Orlanda Maria (que não pôde comparecer e foi representada por outra pessoa). O ganhador na categoria de inovação foi José Omar Vicente; Sustentabilidade, Lindinalva Barbosa e Tradição, Ilza Maria. Lindinalva e Ilza ainda foram destaques, recebendo o reconhecimento como mestras.
Além dos vencedores, também houve entrega de certificado de premiação para outros nove artesãos, que foram selecionados como finalistas nas categorias citadas.

Com clima de confraternização profissional, a cerimônia contou com cerca de cinquenta artesãos. Um a um dos finalistas eram chamados e tiveram seus trabalhos expostos no telão. “Essa questão da premiação é muito importante, concerne um reconhecimento ao trabalho que fazemos e nos motiva bastante no incentivo de continuar criando, trabalhando, mantendo a pegada para buscarmos melhorar ainda mais”, confessou José Omar Vicente, que produz luminárias.

“Fiquei muito feliz, foi uma grande surpresa, um reconhecimento incrível e importante. Estou até pouco nervosa, mas muito contente”, relatou Dona Ilza, que trabalha com artesanato de pano.
Dona Lindinalva, conhecida pelo artesanato reciclável com derivados do mar, coqueiros e papelão, por sua vez, manteve um discurso semelhante, em uma junção de mistura e surpresa quando teve seu nome anunciado. “Eu não esperava, foi uma surpresa boa e muito grande. Foi maravilhoso, estou muito satisfeita. Têm tantas meninas boas, que trabalham tão bem, ser escolhida entre elas foi uma honra”.

O Coordenador de apoio ao artesanato do Cabo de Santo Agostinho, Will Cruz esteve à frente da premiação, a entrega dos troféus possui caráter simbólico e de motivação aos profissionais do município. “É um evento que devia acontecer em março, mas conseguimos fazer ele hoje. Reconhece o valor do artesanato do Cabo, das pessoas e valoriza o que temos de arte popular na cidade. É um grande prazer reconhecer esses profissionais, tão importantes culturalmente para nós e que ao mesmo tempo também movem nossa economia com trabalho de base”.

Por Wesley Silvali

Foto: Jakson Costa