Prefeitura do Cabo realiza ações de prevenção a chuvas em toda cidade
access_time 09/03/2021

Com a aproximação do inverno, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem realizando diversas ações preventivas em várias localidades da cidade. As medidas como a manutenção e limpeza de canais e canaletas, desobstrução de passagem das águas podem evitar o alagamento durante o período de chuvas. A colocação de lonas plásticas nas barreiras ajuda na prevenção de deslizamentos.

As intervenções são vinculadas à Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos e Secretaria Executiva de Limpeza Pública. Na manhã desta terça-feira (8) foi iniciada a operação de limpeza no canal do engenho Barbalho, com extensão de 2 km. Além disso, uma equipe de funcionários da Locar Gestão de Resíduos fez a limpeza manual no canal da Vila Social Contra Mocambo, na retirada dos entulhos.

De acordo com dados técnicos da equipe de manutenção e limpeza de canais, nos 60 dias de gestão, mais de 50 mil metros de canais foram limpos. Por meio do cronograma de limpeza de canais, a Prefeitura visa o melhor escoamento da água e evitar novas inundações no município.

As intervenções englobam a retirada de resíduos sólidos do leito e a capinação e limpeza das margens dos canais, evitando o acúmulo de dejetos que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de drenagem e transtornos à sociedade como transbordamentos e proliferação do mosquito da dengue Aedes aegypti.

Para que o trabalho da Prefeitura tenha resultado é preciso que as pessoas colaborem com a limpeza urbana e a manutenção pública, respeitando, por exemplo, os horários das coletas e não jogando lixo nas vias e beira de canais.

LONAS
Como medida preventiva, para evitar a evolução do processo erosivo diante do período chuvoso, diversos bairros do município vêm sendo contemplados com o serviço da operação de fixação de lonas plásticas nas encostas. A operação é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos e Defesa Civil, que faz parte da Secretaria de Defesa Social. De fevereiro até o mês de março foram fixados 10,8 metros de lona.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel