Todas as secretarias do Cabo de Santo Agostinho estão em alerta para conter transtornos causados pelas chuvas
access_time 15/04/2021

No Cabo de Santo Agostinho todas as secretarias estão em alerta para evitar maiores transtornos causados pelo período de fortes chuvas. A Secretaria Municipal de Coordenação Regional e a Defesa Civil Civil, por exemplo, monitoram todas as 85 áreas de risco de desabamento de acordo com o grau de probabilidade de desmoronamento, com ações que vão desde a colocação de lonas plásticas, cortes e podas de árvores e repasse de informações às comunidades.

Nos três primeiros meses do ano já foram implantadas e distribuídas mais de 20.600 m2 de lonas. Só em abril, foram colocados 3.320 metros quadrados. As chuvas desta quinta-feira (15) foram fortes e, por causa delas, a Defesa Civil recebeu, até a tarde, 17 ocorrências de barreiras e seis de quedas de árvores.

Pirapama e Charneca são exemplos de localidades que já receberam a instalação de lonas plásticas, que minimizam o risco de deslizamentos de terra em períodos chuvosos.

Em outra frente, a Secretaria Executiva de Limpeza Pública já realizou a limpeza e desobstrução de mais de 120 quilômetros de canais e canaletas da cidade até este mês de abril. Em Pontezinha foram limpados 20 quilômetros, em Ponte dos Carvalhos, 30 quilômetros, no Centro e entorno outros 50 mil metros e nas praias, 20 quilômetros.

Com a Operação Inverno, diversas ações preventivas estão em andamento, como a limpeza de bueiros e caixa de contenção, com intervenções na melhoria da drenagem de várias vias e construções de novas canaletas em ruas não pavimentadas. Essas intervenções são realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos.

O trabalho preventivo teve início logo nos primeiros dias da atual gestão. Em fevereiro, por exemplo, foram realizados serviços de reestruturação do calçamento no distrito de Pontezinha, obra que abrange toda a Avenida Vereador Horácio Ferraz, com serviço de drenagem e limpeza de canaletas e desobstrução de canais de águas pluviais.

O mesmo aconteceu em Ponte dos Carvalhos, que recebeu em fevereiro serviços de limpeza do canal do Loteamento Nova Era. Até aquele mês, já haviam sido retiradas mais de 6 mil toneladas de entulhos em todo o município.

As equipes de Serviços Públicos também passaram em fevereiro pelo canal da comunidade Manuel Vigia, com o auxílio de uma retroescavadeira e duas caçambas. Segundo a Secretaria Executiva de Limpeza Pública até aquele mês já tinham sido desobstruídos 32 km dos canais no município.

Em março, foi a vez das comunidades de Cidade Jardim e Nova Era receberem obras de manutenção e reestruturação do acesso na Rua 11, que liga os dois bairros. Entre os serviços, a prefeitura estabilizou o solo da via com a utilização de pó de pedra. Após essa fase, foi aplicado um piso com concreto ciclope, com pedra rachinha e concreto usinado e instalação de tubos de manilhas de 1,2 mm.

Nas praias o serviço também é intenso. A Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos, iniciou no último dia 7 de abril os trabalhos de terraplanagem no setor 4 de Enseada dos Corais, acesso principal que liga o anel viário à Praia de Xaréu. Na rua foi feita a diminuição da ladeira para melhorar o acesso durante o período de chuvas.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Gilberto Crispim