Tartarugas marinhas nascem na praia de Enseada dos Corais, saiba como proteger seus ninhos
access_time 30/04/2021

Na tarde desta quinta-feira (29) houve o nascimento de 117 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga-de-pente, na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. Equipes da fiscalização ambiental auxiliaram no nascimento do animal marinho, que está criticamente ameaçado, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O tempo nublado e com chuviscos tornou o momento ainda mais propício para a saída das tartarugas do ninho. A desova aconteceu há 58 dias, no dia 3 de março. Apenas dois ovos não eclodiram, um percentual de 98% de natalidade. O ninho estava em um local de restinga, tipo de vegetação do litoral brasileiro situado entre a faixa da praia e a Mata Atlântica. Com a ação da equipe ambiental, não houve a degradação da vegetação. A ação também contou com o apoio da ONG Onda Limpa.

O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho Felipe Brayner, que faz o monitoramento dos ninhos no litoral cabense, explica que, sem o auxílio da equipe no nascimento, esse percentual cairia, podendo chegar a uma taxa de 17% de tartarugas que não chegariam ao mar. "Esse trabalho é essencial para reduzir a taxa de mortalidade da espécie, que acontece por diversos motivos como ação humana e predadores naturais. De mil tartarugas, apenas uma ou duas chegam à vida adulta e à maturidade sexual. Esse trabalho de conservação e conscientização do uso de redes no litoral ajuda a colocar mais animais marinhos no mar e evitar a extinção da espécie", destaca o biólogo. Se elas chegarem à idade adulta, daqui a 20 anos, elas voltarão para a Praia de Enseada dos Corais para desovar.

Caso alguma pessoa encontre um local de desova, ou animal marinho na faixa de areia, pode entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria Executiva de Meio Ambiente no número (81) 99151-8127.

Foto: Mariangela Viana

Mais sobre Meio Ambiente

Campanha da Sema conscientiza população sobre os riscos de jogar lixo nas ruas
access_time 18/06/2021