Cento e uma tartarugas marinhas ameaçadas de extinção nascem na Praia de Itapuama
access_time 19/05/2021

A Praia de Itapuama foi o berço de nascimento de 101 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga-de-pente. Equipes da fiscalização ambiental auxiliaram no nascimento do animal marinho, que aconteceu na última segunda-feira (17).

Foram 57 dias de incubação e apenas dois ovos não eclodiram, um percentual de 98% de natalidade. O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho Felipe Brayner faz o monitoramento dos ninhos no litoral cabense e afirma que só há mais um ninho situado em Itapuama. A nova ninhada está prevista para nascer em meados de junho, encerrando a temporada 2021.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie tartaruga-de-pente está criticamente ameaçada. Caso alguma pessoa encontre um local de desova, ou animal marinho na faixa de areia, pode entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria Executiva de Meio Ambiente no número (81) 99151-8127.

Foto: Mariangela Viana