Prefeitura do Cabo abre mês do Meio Ambiente com exposição sobre as matas do Sistema Gurjaú
access_time 31/05/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), irá celebrar em junho o Mês do Meio Ambiente com diversas ações de conscientização da população. Abrindo o período, a exposição Águas, Biodiversidade e Florestas fica em cartaz desta terça-feira (1ª) até o próximo domingo (6) no Shopping Costa Dourada.

Ela é uma exposição fotográfica itinerante da RVS Matas do Sistema Gurjaú. As imagens foram coletadas entre 2017 e 2018 nas áreas de abrangência das comunidades do entorno do Sistema Gurjaú. O projeto é uma parceria entre a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e o Projeto Ecoar e Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú. A exposição tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da unidade de conservação.

O secretário executivo do Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, Geraldo Miranda, explica que o município é rico em recursos naturais. A celebração tem o intuito de conscientizar a população sobre sua preservação. “O município do Cabo tem uma biodiversidade riquíssima, contando com recursos florestais e várias unidades de conservação do bioma Mata Atlântica, além de recursos hídricos que representam a maior produção de água que a Compesa tem no Estado de Pernambuco, com os sistemas de Pirapama e Gurjaú”. Preservar os recursos florestais favorece, desde a qualidade do clima como mantém a recarga dos mananciais das bacias hidrográficas.

No mês de junho, a Sema faz uma programação intensa para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente nos aspectos hídricos, na fauna e na flora. “A Prefeitura estabeleceu vários movimentos junto com a sociedade, envolvendo as questões ligadas ao plantio de espécies nativas, descarte de resíduos sólidos, água, tratamento dos esgotos com biodigestores, soltura de animais silvestres, entre outros temas. As ações já são realizadas diariamente pela gestão municipal, mas neste mês queremos dar mais visibilidade ao Meio Ambiente, conscientizando a população e mostrando o trabalho desenvolvido no município”.

SERVIÇO - Exposição Águas, Biodiversidade e Florestas
Local: Shopping Costa Dourada - Rod. PE-60, 3200 – Garapu
Data: De 01 a 06 de junho

Foto: Mariangela Viana