Município marca início do Mês do Meio Ambiente plantando mudas nativas e assina protocolo com IFPE
access_time 04/06/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, plantou mais de 80 mudas de ipê e pau-brasil, espécies da características da flora da Mata Atlântica, em uma das principais vias de Enseada dos Corais. A ação faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente e marca a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o município e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o desenvolvimento de projetos ambientais e de controle urbano no município.

O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Alex Gomes, ressaltou que o protocolo de intenção reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento de projetos para otimização e respeito dos recursos hídricos e ambientais existentes no Cabo. “Esse documento fortalece o termo de cooperação que fizemos com o Crea-PE recentemente. Estamos buscando mecanismos de controle urbano e de combate a construções irregulares. Todos esses planos interagem com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável apontados pela ONU Habitat para o município do Cabo”.

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Keko do Armazém e pelo diretor-geral do IFPE campus Cabo, Daniel Assunção. “A nossa ideia como instituição é cumprir funções ensino, pesquisa e extensão com interlocução com a sociedade. Temos cursos de técnico subsequente em Meio Ambiente e bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Os estudantes destes cursos muitas vezes são do próprio município e terão a oportunidade de buscar soluções para os problemas apresentados pela Prefeitura, junto ao corpo docente da instituição, uma forma de contribuir com o bem da cidade através das nossas competências”, explicou Daniel Assunção.

O prefeito Keko participou do plantio das espécies nativas acompanhado de sua equipe liderada pelo executivo de Meio Ambiente (Sema), Geraldo Miranda. “No Mês do Meio Ambiente fizemos este plantio, mostrando a Secretaria Executiva do Meio Ambiente em um novo formato. Não só com ações cartoriais, mas sim com ações voltadas para urbanismo e questões ambientais, tendo em vista que a nossa cidade é muito rica ambientalmente com uma diversidade muito grande”, disse o prefeito Keko.

Foto: Gilberto Crispim

Mais sobre Meio Ambiente

Campanha da Sema conscientiza população sobre os riscos de jogar lixo nas ruas
access_time 18/06/2021