Equipe do Samu e da Rede Municipal de Saúde do Cabo recebem qualificação em atendimento de hemorragias traumáticas
access_time 01/07/2021


A Rede Municipal de Saúde e a equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Cabo receberam, durante esta semana, uma capacitação no curso de Stop The Bleed (pare o sangramento), do Colégio Americano de Cirurgiões - Comitê de Trauma. O treinamento acontece no Centro Administrativo Municipal (CAM 1).

O curso foi dividido em quatro turmas, ministrado pelo instrutor e embaixador do Stop The Bleed (STB), Adamir Nivaldo Anghinoni Júnior, com aulas teóricas e práticas. Os profissionais vão receber um certificado internacional autorizado pelo STB e pelo Instituto de Defesa Americana.

O diretor médico do Samu Cabo, Alípio Agra, explica que o curso STB é extremamente Importante para todos os profissionais que trabalham na parte de emergência e urgência hospitalar, mas também para aqueles que estão em atendimento pré-hospitalar, como é o caso dos médicos do Samu.

"Recentemente os nossos protocolos passaram por uma modificação. Antes, o trauma seguia uma linha de atender primeiro as vias aéreas da vítima e depois seguia uma sequência de atendimento, conhecida como o ABCDE do trauma. Porém, viu-se agora que alguns casos evitáveis de mortes acontecem por causa de sangramentos vultuosos. Então,
então instituiu-se uma letra, a letra x, na frente frente desse ABCDE que é justamente conter o sangramento”, explica.

Segundo o médico, como o sangramento de grandes proporções pode causar a morte do paciente em poucos minutos, a equipe do município articulou a parceria com Adamir, técnico de enfermagem especialista neste tipo de atendimento pelo Samu. “Ele trouxe pra gente algumas novidades, como o uso do torniquete, que havia sido abolido, o curativo de três pontos para conter hemorragia no tórax e abdômen que causam mortes em poucos minutos se não houver o atendimento adequado”.

Para o Samu, explica o doutor Alípio Agra, esses poucos minutos podem evitar, inclusive, casos de amputação traumática e ajudam no atendimento de casos de violência envolvendo tiro e facada. “No atendimento primário, a capacitação é extremamente importante. No hospital também é importante porque muita gente vai direto, sem passar pelo Samu. Então, para esses profissionais é essencial ter esse conhecimento.”

O instrutor e embaixador do STB, Adamir Nivaldo Anghinoni Júnior, ressaltou a importância do treinamento para os profissionais do município. “Essa capacitação traz um atendimento mais eficaz e rápido no atendimento dos pacientes. Seja ele por acidente automobilístico ou alguma situação de arma de fogo ou branca. Vai trazer uma sobrevida mais importante, priorizando um controle de hemorragia, importante para o atendimento da população cabense”, destacou.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana







Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
CNPJ: 11.294.402/0001-62
Endereço: Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 (81) 3521.6645
 

© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho