No Agosto Dourado mães aprendem sobre as vantagens da amamentação na maternidade de Ponte dos Carvalhos
access_time 25/08/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (25), ações em alusão ao Agosto Dourado para as mães que tiveram seus bebês na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos. Esse mês comemorativo busca conscientizar a população, sobretudo as mães e gestantes, sobre a importância do aleitamento materno.

A atividade contou com uma palestra ministrada pela enfermeira obstetra e gerente de enfermagem Marcela Almeida e também pela mastologista da unidade, Carolina Vasconcelos.

As profissionais enfatizaram sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebe, do apoio familiar na amamentação e dos benefícios da amamentação para a mulher e para o recém nascido.

A psicóloga Roseane Santos falou sobre o baby blues, condição que pode se manifestar nos primeiros dias após o parto, sua principal característica é um sentimento de tristeza.

"A ação leva a importância da amamentação tanto para o bebê como para a saúde da mãe. Para o bebê previne a obesidade, doenças alérgicas e infecciosas. No caso das mães, promove o bem estar materno porque diminui o risco de sangramento no pós parto, diminui o risco de câncer de mama e ovário. Tem uma série de benefícios para os dois”, comentou a mastologista Carolina Vasconcelos.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A escolha pela cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Uma das mães que teve seu bebê nesta terça-feira (24), Janequeli Bezerra da Silva, 32 anos, assistiu a palestra e achou muito estimulante. “É interessante quando a mãe amamenta o bebê e evita muitas doenças. Esse é meu segundo filho e amamentar faz bem pra ele e também pra mim”, disse.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel