Aposentados e pensionistas do Caboprev acima dos 61 anos devem realizar a Prova de Vida até o final de Setembro
access_time 02/09/2021


O Caboprev retomou a obrigatoriedade da prova de vida para os aposentados e pensionistas do município. O processo estava suspenso desde o início da pandemia. Os beneficiários com idade acima dos 61 anos terão até o dia 30 de setembro para fazer o procedimento. Após o prazo final, quem não realizar o processo terá o benefício suspenso até o efetivo cumprimento da obrigação.

Quem ainda não fez a prova de vida em 2021, no mês do aniversário, deverá realizar o procedimento através do celular, pelo aplicativo Prev+. Porém, havendo a impossibilidade de efetuar o processo virtualmente, será possível fazer a prova de vida presencial após agendamento prévio pelo telefone do instituto: (81) 3524-9148. Já as pessoas com menos de 61 anos também poderão efetuar a comprovação. A data de suspensão para os atrasados desse grupo, será divulgada em breve.

Os segurados acamados, que também não conseguirem efetuar a prova de vida pelo aplicativo, deverão entrar em contato com a autarquia para comprovar a comorbidade que impede a locomoção ao Instituto, e agendar a visita da equipe do Caboprev em casa.

A retomada da comprovação de vida no município foi estabelecida pela portaria Nº 09, de 19 de agosto de 2021, diante da flexibilização das restrições das atividades sociais no Estado de Pernambuco e no Cabo de Santo Agostinho. A Prova de vida é realizada com o objetivo de inibir eventuais pagamentos indevidos por meio da atualização dos dados cadastrais dos beneficiários. A obrigatoriedade deve ser feita anualmente no mês de aniversário do segurado.

É importante destacar que a não realização da prova de vida, seja ela presencial ou virtual, acarretará na suspensão do benefício. “É nossa obrigação retomar a obrigatoriedade da prova de vida para que não ocorram distorções que tragam prejuízo ao Instituto. Enfatizo a importância da realização da comprovação de vida dos aposentados e pensionistas para que possamos saber e entender a realidade de nosso sistema previdenciário”, salientou o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues.

Prova de vida – Aplicativo Prev+

Para facilitar o processo de prova de vida dos servidores aposentados e pensionistas, o Caboprev anunciou, desde o início da pandemia em 2020, o processo de comprovação de vida pelo aplicativo Prev+. Para efetuar as etapas, o usuário deve acessar a conta na ferramenta e clicar na aba “Comprovação de vida”. É necessário estar com o documento de identidade em mãos para seguir as etapas que irão aparecer na tela do celular. De início, o beneficiário deverá registrar e enviar uma foto do RG (frente), em seguida, do verso. Ao final, será solicitado o envio de uma foto do rosto ao lado do documento para comprovar a veracidade do portador da identidade.

Link: https://caboprev.pe.gov.br/2021/09/01/noticias/aposentados-e-pensionistas-do-caboprev-acima-dos-61-anos-devem-realizar-a-prova-de-vida-ate-o-final-de-setembro

Por Thatiany Lucena

Foto: Divulgação







Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
CNPJ: 11.294.402/0001-62
Endereço: Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 (81) 3521.6645
 

© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho