Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retomam atividades presenciais
access_time 20/09/2021

Os grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (20). Ao todo são 850 pessoas, sendo 625 crianças e adolescentes e 225 idosos, em 20 comunidades diferentes do Cabo de Santo Agostinho.

O SCFV realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). É uma forma de intervenção social planejada e que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os participantes na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

De acordo com o coordenador do SCFV, João Batista, desde abril eles estavam realizando atividades online, o que trouxe diversos desafios para os usuários. “É muito importante voltar ao presencial, porque tínhamos diversos relatos de crise de ansiedade e problemas de convivência deles neste período. Com o retorno presencial, trazemos ganhos para os usuários e suas famílias, garantindo a segurança alimentar, além de incentivar o conhecimento dos direitos e fomentar a criatividade e solidariedade”.

Batista afirma que as equipes do SCFV farão um diagnóstico para avaliar quantos usuários retornaram às atividades e fazer a busca ativa dos que ainda não voltaram.

As crianças e adolescentes participam dos grupos de segunda-feira a quinta-feira, sempre no contraturno da escola. Eles participam de atividades culturais e de cidadania. Os usuários da manhã recebem um lanche e, antes de saírem, almoçam no espaço. Já os da tarde, almoçam na chegada e recebem um lanche posteriormente. Já os idosos têm grupos uma vez por semana.

Uma das crianças que voltou às atividades foi Eliza Beatriz. Ela tem 9 anos, é moradora da Charnequinha e amou a aula de música. “É muito bom estar no presencial, estou gostando muito. Melhor que ficar em casa”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias e é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel