Jovens em situação de vulnerabilidade recebem diploma de garçom
access_time 30/09/2021

Nove jovens do município receberam o diploma de garçom do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Recife (Senac Recife), num curso oferecido através de uma parceria entre a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e o próprio Senac.

O projeto faz parte do programa de política de assistência social para promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a cursos profissionalizantes.

No caso dos jovens garçons, a qualificação teve carga horária de 240 horas, durante 30 dias úteis de segunda a sexta, das 8h às 17h. Durante o curso os estudantes tiveram ajuda de custo para transporte, oferecida pela Secretaria Municipal de Programas Sociais e almoço oferecido pelo Senac.

A gerente de Proteção Social Básica, da Secretaria de Programa Social do Cabo, Ana Cláudia Botelho, destaca o esforço do município em inserir jovens e adultos no mercado. "O Cabo foi uma das poucas cidades que fez o programa como precisava acontecer, articulando com os Centro de Referência de Assistência Social, identificando os jovens e adultos para participarem dos cursos e os resultados vêm sendo positivos. Prestigiar a formação de novos jovens para o mercado de trabalho, para ter uma qualificação e condição de concorrer de fato a vagas formais é muito emocionante.", comentou.

Da turma, dois alunos já estão se inserindo no mercado. Um deles é Marcelo Souza dos Santos, 27 anos, morador do bairro de Pontezinha. "Moro numa comunidade carente e fazer este curso é de grande importância na minha vida. Através dessa grande oportunidade, hoje recebi uma proposta de entrevista. Aprendi a melhor riqueza e sou muito grato à prefeitura do Cabo", comentou.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende ao público com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadã Ação Jovem, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que atende famílias de baixa renda.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana