Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança projeto em apoio às mulheres com câncer de mama
access_time 22/03/2022

O câncer de mama é o mais incidente, em mulheres, no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% de novos casos. Os dados, revelados pelo Instituto Nacional do Câncer, acendem o alerta aos danos físicos e psicológicos que mexem com a autoestima das mulheres.
Pensando nisto, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em parceria com a Ong “Life for Lifes”, lança programa “De coração para coração”, com intuito de levar almofadas em formato de coração às mulheres que já fizeram mastectomia, procedimento que consiste na retirada da mama, total ou parcial, incluindo a pele que a recobre e o mamilo.
As almofadas serão confeccionadas por artesãs, através de oficinas realizadas nos Centros de Referências de Assistências Sociais (CRAS), da Secretaria Municipal de Programas Sociais. A ideia é incentivar a produção local, motivando diversas artesãs a se unirem para confeccionar e presentear os hospitais e entidades que auxiliam no tratamento do câncer de mama.
“Esse projeto é mais que solidariedade, é empatia com a dor do outro. Um ato simples e muito acalentador para quem passa pelo procedimento tão traumático. Ficamos felizes em transformar dor em amor, arte em oportunidade de acolhimento. A almofada tem medida e quantidade de enchimento certos para amenizar o desconforto da cirurgia”, ressalta a secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino.
Quem quiser participar do projeto basta entrar em contato e solicitar mais informações com a Secretaria Municipal de Programas Sociais, localizada na Praça Doutor Paulo Cavalcante Amorim Salgado, s/n – Centro, das 08h às 14h, ou pelo telefone (81) 3524-9252.

Por Natália Andrade

Foto: Jakson Costa