Programas Sociais na Estação Cidadania, em Garapu, realiza oficinas em alusão a 17° Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
access_time 23/08/2022

Na tarde deste terça-feira (23), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Municipal de Programas Sociais, realizou na Estação Cidadania, localizado na cidade Garapu, diversas oficinas para Pessoas com Deficiência (PCD), em alusão a 17° Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência.

Trazendo em consideração o tema "O protagonismo empodera e concretiza a inclusão social", às ações desta terça (23), passa-se a contar com estandes de serviços múltiplos de assistência social, como: CAD ÚNICO, CRAS, CREAS, AEPETI, CRIANÇA FELIZ. Dessa forma, reafirma-se o objetivo de retirar as dúvidas e explicar os direitos das pessoas que se enquadram na categoria de PCDs.

Hoje, além das atividades como corte de cabelo, a ação também contou com a participação do Palestrante Márcio Moraes, aonde trouxe uma palestra com o tema “Acessibilidade – Direitos e Garantia Fundamentais à Pessoas com Com Deficiência”, com ênfase no que se deve fazer com a perda do benefício BPC.

Nesta quarta-feira (24), acontece uma palestra sobre Autismo com Ana Paula Leão que é professora e possui dois filhos autistas. O encerramento das ações acontecem na próxima segunda-feira dia (29), no Shopping Costa Dourada, com direito à sessão de cinema e dança inclusiva.

"Dando continuidade à Semana da Pessoa com Deficiência, estamos hoje, aqui no Estação Cidadania, com um grupo de PCDs que são do nosso município. A gestão municipal entende que é importante promover a autonomia dessas pessoas, dando ênfase aos seus protagonismos, trazendo, desta forma, diversas oportunidades", comentou a Secretária Municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino.

A Coordenadora da Pessoa com Deficiência, Semiramis Fagundes, comentou sobre a realização das oficinas. "Estamos aqui, hoje, a fim de trazer as informações mais importantes sobre os serviços que são prestados, através da Secretaria Municipal de Programas Sociais as Pessoas com Deficiência, para que toda a população PCD possa se inteirar e procurar os serviços que são oferecidos pelos CRAS. O intuito é fazer com que entendam como funcionam o atendimento, porque todo o apoio vai muito além do CAD ÚNICO", comentou ela.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Marcos Aurélio