No Cabo: Estudantes, gestores e professores da Rede Municipal de Ensino participam de atividades voltadas para a inclusão de crianças e adolescentes neuroatípicas
access_time 08/11/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Mpumalanga, o Instituto Esporte & Educação e a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos promove entre os dias 8 e 10 de novembro, as Caravanas das Artes e dos Esportes para cerca de 1.800 alunos da Rede Municipal de Ensino, a ação também beneficiará professores de educação física do município através de cursos de formação em sua área de atuação. A cerimônia de abertura das atividades aconteceu nesta terça-feira (08), no Estádio de Futebol de Pontezinha e contou com a presença do secretário de educação, Hebert Gomes, do secretário de juventude e esportes, Adriano Batista, do presidente da câmara de vereadores, Ricardo Carneiro, o vice-prefeito, José de Arimateia, a vereadora do município, Maria Tereza, representantes dos institutos parceiros, a atleta e medalhista, Keila Costa e a cantora e compositora Tiê.

O projeto Caravanas visa a promoção de atividades esportivas e artísticas de cunho educacional para estudantes e professores da rede municipal de ensino. As crianças participarão durante três dias de brincadeiras, jogos esportivos e atividades artísticas enquanto gestores e professores das escolas municipais participam de dos cursos de formação continuada – Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte, com as metodologias desenvolvidas pelos Institutos para qualificar a prática esportiva e o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas em sala de aula. – Vale ressaltar que todas as atividades são gratuitas e buscam realizar por meio da educação a inclusão das crianças e adolescentes neuroatípicas.

“Enquanto Secretaria de Educação buscamos sempre oferecer uma educação integral e inclusiva. Integral não só no tempo, mas integral pensando nas diversas variáveis que envolve o processo de educação, como, cultura e esportes que estão diretamente ligadas a esse processo. Este evento que começa hoje, acontece em parceria com o Instituto Mpumalanga, o Instituto Esporte & Educação, com apoio e endosso da Unicef e a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos e beneficiará cerca de 1.800 alunos da Rede Municipal de Ensino e de educadores físicos. Esse evento é uma maneira de termos uma integração dos alunos e ao mesmo tempo da uma formação aos professores de educação física que participarão de atividades formativas, ” destacou o secretário de educação, Hebert Gomes.

Confira a programação das Caravanas:
08/11 | 09h – Cerimônia de abertura oficial da etapa Cabo de Santo Agostinho/2022. Local: Tenda da Caravana das Artes - Arena das Caravanas. Endereço: Estádio de Futebol de Pontenzinha. | Rua da Estação - Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho.
08/11 a 10/11 | 08h às 17h - Atividades de esporte e artes na Arena Caravana | alunos da rede municipal de ensino. - Local- Arena da Caravana.
08/11 a 10/11 | 08h às 17h - Formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho-PE Cursos- Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. Local- Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.
09/11 | Manhã: 08h às 09h30 e tarde: 14h às 15h30 – Palestras – Neurodiversidade – esporte e arte para inclusão de crianças neuroatípicas – dirigidas aos professores inscritos nas formações das Caravanas e ao público em geral. Adriana Saldanha – Diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica Keila Costa – medalhista do atletismo e gestora esportiva Arségila Neves – Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Gestão e Qualidade de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho-PE
10/11 - 16h30 – Cerimônia de encerramento das Caravanas etapa Cabo de Santo Agostinho-PE Local: Tenda da Caravana das Artes – Arena Caravana –Estádio Pontenzinha.

Por Tayná Benigno

Foto: Marcos Aurélio