Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco completa 82 anos de sua fundação, com diversas atividades
access_time 17/04/2023

A Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), completa 82 anos de fundação, nesta segunda-feira (17). Em comemoração a essa data, o espaço está com uma programação especial para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante essa segunda, alunos do 7º ano da Escola Municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite participaram da apresentação do livro Histórias Fantásticas 3, organizado por Rubia Maria dos Santos.

“A Biblioteca Joaquim Nabuco é um espaço histórico ao nosso município e à Secretaria de Educação. É um instrumento de fortalecimento do saber, uma vez que dá acesso ao mundo da leitura e pesquisa. Ao longo dos últimos dois anos, fizemos bastante investimentos, entre reforma e estruturação, modernização da estrutura física, informatização e climatização. Tudo isso, visando atender melhor nossos estudantes e demais usuários. Comemorar 82 anos da nossa biblioteca é, também, comemorar a história do Cabo de Santo Agostinho,” comentou entusiasmado, o Secretaria de Educação, Betinho Gomes.

Vale destacar que a Biblioteca Joaquim Nabuco, criada em 17 de abril de 1941 pelo prefeito Emanuel Clementino Cavalcanti de Albuquerque, através do Decreto Lei nº 08, faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado (SBPE), que visa a integração, planejamento e execução de atividades compartilhadas entre as instituições. Em seus 82 anos, o equipamento municipal respira a história da cidade. O prédio já protagonizou diversos atos revolucionários. Na década de 50, por exemplo, foi sede do Grêmio Literário Cabense, o qual reunia escritores, poetas e professores do município, tornando-se uma das principais agremiações da região, na época.

Por Tayná Benigno

Foto: Mariangela Viana